Uma Breve História da Internet

postado em 10 de out de 2010 21:09 por webmaster site
por Cameron Chapman (tradução do projeto Adote um Parágrafo)

Enquanto a história completa da Internet poderia facilmente encher alguns livros, este artigo deverá familiarizar você com alguns marcos e acontecimentos chave relacionados ao crescimento e evolução da Internet entre 1969 e 2009.

1969: Arpanet



A Arpanet foi a primeira rede de verdade a rodar com tecnologia de comutação de pacotes (uma novidade na época). Em 29 de outubro de 1969, os computadores de Standford e da UCLA conectaram-se pela primeira vez. De fato, eles foram os primeiros hosts ("hospedeiros") do que um dia se tornaria a Internet.

A primeira mensagem enviada através da rede deveria ter sido "Login", mas o link entre as duas faculdades quebrou na letra "g".

1969: Unix



Outro marco importante nos anos 60 foi o início do Unix: o sistema operacional cujo design influenciou fortemente ambos Linux e FreeBSD (os sistemas operacionais mais populares nos servidores web e serviços de hospedagem atuais).

1971: Email

O email foi desenvolvido inicialmente em 1971 por Ray Tomlinson, que também decidiu utilizar o símbolo "@" para separar o nome do usuário do nome do computador (que posteriormente se tornou o nome do domínio).

1971: Projeto Gutenberg e eBooks

Um dos desenvolvimentos mais impressionantes de 1971 foi o começo do Projeto Gutenberg. Para aqueles que não conhecem o site, o Projeto Gutenberg é um esforço global para tornar livros e documentos de domínio público disponíveis eletronicamente - de graça - em uma variedade de formatos de eBooks e formatos eletrônicos em geral.

Tudo começou quando Michael Hart teve acesso a uma grande quantidade de tempo de computação e percebeu que o futuro dos computadores não estava na computação em si, mas no armazenamento, recuperação e busca de informação que, na época, estava contida apenas em bibliotecas. Ele digitou manualmente (não havia a tecnologia OCR na época) a "Declaração da Independência [dos Estados Unidos]" e lançou o Projeto Gutenberg para fazer com que a informação contida nos livros se tornasse disponível em formato eletrônico. De fato, este foi o nascimento do eBook.

1972: CYCLADES

A França começou um projeto próprio semelhante à Arpanet em 1972, chamado CYCLADES. O projeto acabou sendo encerrado, mas foi pioneiro em uma idéia-chave: o computador hospedeiro deveria ser responsável pela transmissão de dados ao invés da rede.

1973: A primeira conexão transatlântica

A Arpanet fez sua primeira conexão transatlântica em 1973, com a University College of London. Durante o mesmo ano, o email foi responsável por 75% de toda a atividade na rede.

1974: O começo do TCP/IP

1974 foi um ano de grandes avanços. Uma proposta foi publicada tencionando ligar redes similares à Arpanet em uma então chamada "inter-rede", que não teria controle centralizado e funcionaria em torno de um protocolo de controle de transmissão (que eventualmente se tornou o TCP/IP).

Com a popularidade do email, o primeiro programa moderno de email foi desenvolvido por John Vittal, um programador da Universidade da California do Sul em 1975. O maior avanço tecnológico deste programa (chamado MSG) foi a adição das funções "Responder" e "Encaminhar".

1977: O modem

1977 foi um grande ano para o desenvolvimento da Internet como a conhecemos hoje em dia. É o ano em que o primeiro modem, desenvolvido por Dennis Hayes e Dale Heatherington, foi apresentado e vendido inicialmente para fãs amadores de computadores.

1978: O BBS (acrônimo de Bulletin Board System)

O primeiro BBS foi criado durante uma nevasca em Chicago em 1978.

1978: Nasce o spam

1978 é também o ano que trouxe a primeira mensagem de email comercial não-solicitada (mais tarde batizada como spam), enviada para 600 usuários da Arpanet da Califórnia por Gary Thuerk.

1979: MUD - A forma mais antiga de jogos multiplayer

O precursor de World of Warcraft e Second Life foi desenvolvido em 1979 e foi chamado de MUD (acrônimo de MultiUser Dungeon, "masmorra multi-usuário"). MUDs eram mundos virtuais inteiramente baseados em texto, combinando elementos de RPG, interatividade, ficção e bate-papo online.

1979: Usenet

1979 também introduziu em cena a Usenet, criada por dois estudantes universitários. A Usenet era um sistema de discussão baseado na internet, permitindo que pessoas de todo o planeta conversassem sobre os mesmos tópicos ao enviar mensagens públicas categorizadas por grupos de notícias.

1980: o software ENQUIRE

A Organização Européia para Pesquisa Nuclear (mais conhecida como CERN) lançou o ENQUIRE (escrito por Tim Berners-Lee), um programa de hipertexto que permitiu a cientistas no laboratório de física de partículas manter registro de pessoas, programas e projetos usando hipertexto (e hiperlinks).

1982: O primeiro emoticon

Enquanto muitas pessoas creditam Kevin MacKenzie pela invenção do emoticon em 1979, foi Scott Fahlman em 1982 que propôs usar :-) após uma piada, ao invés do original -) proposto por MacKenzie. Nascia o emoticon moderno.

1983: Computadores Arpanet mudam para o TCP/IP

1º de janeiro de 1983 foi o prazo final para que os computadores da Arpanet mudassem para o protocolo TCP/IP desenvolvido por Vinton Cerf. Algumas centenas de computadores foram afetadas pela troca. O nome de servidor também foi desenvolvido em 83.

1984: DNS (acrônimo de Domain Name Server - Sistema de Nomeação de Domínios)

O DNS foi criado em 1984 junto com os primeiros servidores DNS. O DNS foi importante pois tornava endereços na Internet mais humanizados, comparados a sua contraparte, os endereços IP numéricos. Servidores DNS permitiram que usuários da Internet passassem a digitar um nome de domínio fácil de lembrar, convertendo-o para o endereço de IP automaticamente.

1985: Comunidades virtuais

1985 trouxe o desenvolvimento do "The WELL" (acrônimo de Whole Earth eLectronic Link), uma das mais antigas comunidades virtuais ainda em operação. Ela foi desenvolvida por Stewart Brand e Larry Brilliant em fevereiro de 85 e começou como uma comunidade dos leitores e escritores do Whole Earth Review e era um "encontro aberto mas notavelmente literato e desinibido intelectualmente". A revista Wired uma vez chamou o "The WELL" de "uma das comunidades online mais influentes do mundo".

1986: As Guerras de Protocolo

As assim chamadas guerras de protocolo começaram em 1986. Países europeus na época estavam usando o OSI (Open Systems Interconnection/Sistema de Interconexão aberta), enquanto os Estados Unidos usavam o protocolo Internet/Arpanet, que acabou vencendo a disputa.

1987: A Internet cresce

Em 1987 havia aproximadamente 30.000 hosts na Internet. O protocolo original Arpanet havia se limitado a 1000 hosts, mas a adoção do padrão TCP/IP tornou possível aumentar o número de hosts.

1988: IRC (Internet Relay Chat/ Bate-papo via Internet)

Também em 1988, o IRC foi empregado pela primeira vez, pavimentando o caminho para o bate-papo em tempo real e os programas de mensagem instantânea que usamos atualmente.

1988: Primeiro grande ataque malicioso na Internet.

Um dos primeiros grandes worms (tipo de vírus) da Internet foi lançado em 88. Chamado de "The Morris Worm" (o verme de Morris), foi escrito por Robert Tappan Morris e causou grandes interrupções em várias partes da Internet.

1989: A AOL é lançada

Quando a Apple se desligou do programa AppleLink em 1989, o projeto foi renomeado e a America Online nasceu. A AOL, ainda ativa hoje, mais tarde tornou a Internet popular entre usuários comuns da internet.

1989: A proposta para a Rede Mundial de Computadores (World Wide Web)

1989 também trouxe a proposta para a World Wide Web, escrita por Tim Berners-Lee. Foi originalmente publicada na edição de março da MacWorld, e depois redistribuída em Maio de 1990. Ela foi escrita para persuadir o CERN (Organização Europeia para Investigação Nuclear)  de que um sistema global de hipertexto era de seu maior interesse. Ele foi originalmente chamado de "Mesh"; o termo "World Wide Web" foi cunhado quando Berners-Lee estava escrevendo o código em 1990.

1990: Primeira conexão comercial dial-up ISP

1990 também trouxe a primeira ligação comercial de provedor de internet, O 'World'. No mesmo ano a Arpanet deixou de existir.

1990: Protocolos da World Wide Web foram concluídos

O código para a World Wide Web foi escrito por Tim Berners-Lee, baseado na sua proposta do ano anterior juntamente com as normas para o HTML, HTTP e URLs.

1991: primeira página da web criada

1991 trouxe uma das maiores inovações do mundo da Internet. A primeira página web foi criada e, tal qual o primeiro email explicou o que era um email, sua proposta era explicar o que era a World Wide Web.

1991: Primeiro protocolo de busca baseado em conteúdo

Também no mesmo ano, o primeiro protocolo que examinava o conteúdo dos arquivos ao invés de apenas seu nome foi lançado, chamado Gopher.

1991: MP3 se torna um padrão

O formato de arquivo MP3 foi adotado como um padrão também em 1991. Arquivos MP3, que são altamente comprimidos, se tornariam depois um formato popular para compartilhar músicas e álbuns completos pela internet.

1991: A primeira webcam

Um dos desenvolvimentos mais interessantes desta época, no entanto, foi a primeira webcam. Ela foi desenvolvida no laboratório de computação da Universidade de Cambridge, e seu único propósito era monitorar uma máquina de café específica para que os usuários do laboratório evitassem viagens "perdidas" para buscar café caso não houvesse.

1993: Mosaic - primeiro browser gráfico para o público geral

O primeiro browser massivamente baixado, Mosaic, foi lançado em 1993. Apesar do Mosaic não ter sido o primeiro browser, ele é considerado o primeiro a deixar a internet acessível ao público geral (os não diretamente envolvidos com tecnologia).

1993: Governos se juntam "à brincadeira"

Em 1993, tanto a Casa Branca quanto as Nações Unidas criam suas presenças online, marcando o início dos domínios .gov e .org.

1994: Netscape Navigator

O primeiro grande concorrente do Mosaic, o Netscape Navigator, foi lançado no ano seguinte (1994).

1995: Comercialização da internet

1995 é frequentemente considerado o primeiro ano em que a web se tornou comercializada. Embora houvesse empresas comerciais on-line antes de 95, alguns desenvolvimentos importantes aconteceram nesse ano. Primeiro, o protocolo criptográfico SSL (Secure Sockets Layer) foi desenvolvido pela Netscape, tornando-a mais segura para realizar transações financeiras (tais como pagamentos de cartão de crédito) online.

Além disso, duas grandes empresas tiveram início no mesmo ano. A primeira venda de "Echo Bay" foi feito esse ano. A Echo Bay mais tarde se tornou o eBay. Amazon.com também começou em 1995, embora não viesse a ter lucro por seis anos, até 2001.

1995: Geocities, o Vaticano on-line, e JavaScript

Outros acontecimentos importantes desse ano incluiem o lançamento do Geocities (oficialmente encerrada em 26 de outubro de 2009).

O Vaticano também fica on-line pela primeira vez.

Java e JavaScript (originalmente chamado LiveScript pelo seu criador, Brendan Eich, e implantado como parte do navegador Netscape Navigator - ver comentários do texto original em inglês para explicação) foi introduzido pela primeira vez ao público em 1995. ActiveX foi lançado pela Microsoft no ano seguinte.

1996: Primeiro serviço de email baseado na web (webmail)

Em 1996, é lançado o HoTMail (as letras maiúsculas são uma homenagem ao HTML), o primeiro serviço de webmail.

1997: O termo "weblog" é cunhado

Embora os primeiros blogs tenham existido por alguns anos em um ou outro formato, em 1997 o termo "weblog" foi utilizado pela primeira vez.

1998: Primeira notícia transmitida em primeira mão online ao invés de pela mídia tradicional

Em 1998, o primeiro grande 'furo' online foi o escândalo Bill Clinton/Monica Lewinsky - também conhecido como "Monicagate" entre outros apelidos), postado no The Drudge Report logo após a Newsweek ter derrubado a pauta.

1998: Google!

Google foi ao ar em 1998, revolucionando a forma como as pessoas buscam informação online.

Troca de arquivos via web começa a ficar popular

Também em 1998, o Napster foi lançado, abrindo caminho para a troca massiva de arquivos de áudio pela internet.

1999: Projeto SETI@home

1999 foi o ano em que um dos projetos mais interessantes da web foi lançado: o SETI@home. O projeto criou o equivalente a um supercomputador gigante ao otimizar o poder de processamento de mais de 3 milhões de computadores no mundo todo, utilizando seus processadores sempre que a proteção de tela era ativada, indicando que o computador estava ocioso. O programa analisa dados de radiotelescópio para procurar por sinais de inteligência extraterrestre.

2000: A Bolha da Internet estoura

2000 foi ano ano em que as empresas 'pontocom' entraram em colapso, o que resultou em grandes perdas para legiões de investidores. Centenas de companhias fecharam, muitas sem ter chegado a reverter lucro aos acionistas. A NASDAQ, que havia listado um número grande de novas companhias afetadas pela bolha, chegou ao pico de 5.000 pontos, e então perdeu 10% de seu valor em um único dia, atingindo finalmente o fundo do poço em Outubro de 2002.

2001: Wikipedia é lançada

Lançado em 2001 em meio ao colapso pontocom, o Wikipedia foi um dos websites que pavimentou o caminho da geração de conteúdo feito coletivamente e, portanto, das mídias sociais.

Em 2003: Skype é lançado para o público, oferecendo uma interface amigável de ligação através do sistema de Voz sobre IP (VoIP).

2003: MySpace torna-se a rede social mais popular

Também em 2003, MySpace abre suas portas. Mais tarde, a rede cresce até se tornar a rede social mais popular de todos os tempos (embora tenha sido posteriormente ultrapassada pelo Facebook).

2003: A Lei CAN-SPAM dá um basta em e-mails não solicitados

Outro grande avanço em 2003 foi o assinatura da Lei de Controle de Ataques de e-mails não solicitados Pornografia e Marketing de 2003, conhecida como a Lei CAN-SPAM.

2004: Web 2.0

Embora cunhado por Darcy DiNucci, o termo "web 2.0", que se refere a sites e "Rich Internet Applications" (RIA) que são altamente interativos e controlados pelo usuário, o termo popularizou-se em meados de 2004. Durante a primeira conferência Web 2.0, John Batelle e Tim O'Reilly descreveram o conceito da "Rede como plataforma": aplicativos de software produzidos para tomar partido da conectividade da internet, afastando-se do desktop -- que tem desvantagens como a dependência de um sistema operacional e a falta de operabilidade interativa.

O termo "mídia social", usado pela primeira vez por Chris Sharpley, foi cunhado no mesmo ano em que 'Web 2.0" tornou-se  o conceito predominante. A mídia social -- sites e aplicativos de web que permitem aos usuários criar e partilhar conteúdo e conectarem-se entre si -- começou em torno deste período.

Mídia Social e Digg

Digg, um site de notícias sociais, lançado em novembro de 2004, abriu caminho para sites como o Reddit, Mixx, e Yahoo! Buzz. O Digg revolucionou os meios tradicionais de geração e busca de conteúdo web, promovendo democraticamente notícias e links da web que são analisadas e votadas por uma comunidade.

2004: "O" facebook aberto para estudantes universitários

O Facebook foi lançado em 2004, e era aberto apenas para estudantes universitários e chamado de "The Facebook"; mais tarde, "The" foi retirado do nome, embora  a URL http://www.thefacebook.com ainda funcione .

2005: YouTube - transmissão online de vídeo para as massas

YouTube  foi lançado em 2005, trazendo vídeos on-line de hospedagem gratuita e compartilhados para as massas.

2006: Twitter começa a chilrear*

Twitter é lançado em 2006. Ele foi lançado originalmente com o nome de twttr (inspirado no Flickr), a primeira mensagem do Twitter foi "só configurando o meu twttr".

2007: Grande movimento para colocar programas de TV on line

Hulu, o primeiro lançado em 2007, é um empreendimento conjunto (joint venture) entre as redes de TV ABC, NBC e Fox para disponibilizar programas de TV popular para serem vistos on-line.

2007: O iPhone e a Web Móvel

A maior inovação de 2007 foi quase que certamente o iPhone, que foi quase inteiramente responsável pelo renovado interesse em aplicações web e design para celulares.

2008: "Eleição na Internet"

A primeira "eleição na Internet" teve lugar em 2008 com a eleição presidencial nos EUA. Foi o primeiro ano em que os candidatos nacionais aproveitaram tudo o que a Internet tem para oferecer. Hillary Clinton aderiu cedo com vídeos da campanha no YouTube. Praticamente todos os candidatos tinham uma página no Facebook, um feed no Twitter, ou ambos.

Ron Paul

Ron Paul bateu um novo recorde de doações ao arrecadar US $ 4,3 milhões em um único dia, através de doações on-line, e em seguida, bateu seu próprio recorde, apenas semanas depois, levantando US $ 4,4 milhões em um único dia.

As eleições de 2008 colocaram a Internet diretamente na linha de frente da política e da campanha, uma tendência que não deve mudar tão cedo.

2009: Mudanças na política ICANN

2009 trouxe à baila um das mudanças mais radicais na Internet quando os EUA relaxaram o controle do ICANN, o orgão nominador oficial da internet (a organização responsável por registrar nomes de domínio).

O futuro?

Para onde caminha o futuro da internet? Compartilhe suas opiniões na seção de comentários.

---

Nota da tradução

* Neste título, a autora faz um trocadilho ao dizer "Twitter gets twittering" que literalmente pode ser traduzido por "Twitter começa a tuitar", mas a intenção da autora foi brincar com o significado da palavra que deu origiem a Twitter: "tweet". Em português, ela significa "chilreio": voz de pássaro clara e vibrante que se faz ouvir em pipilos, trinados ou gorjeios sucessivos; chilro (Houaiss)


Fonte: Projeto Adote um parágrafo. Disponível em: <http://adoteumparagrafo.pbworks.com/chapman01trad>. Acesso em: 02 out 2010.

The History of the internet. Disponível em: <http://sixrevisions.com/resources/the-history-of-the-internet-in-a-nutshell/>. Acesso em: 10 out 2010.

Comments