Carta aberta sobre o evento Arquivologia 2.0: A Informação Humana Digital

postado em 5 de dez de 2010 17:38 por webmaster site   [ 3 de jan de 2011 19:48 atualizado‎(s)‎ ]

Prezados Amigos, Colegas e Professores,

Estamos muito contentes com o nosso primeiro encontro. Apesar das diversas dificuldades que se apresentaram, e não foram poucas, conseguimos. Completamos com este evento 1000 horas de trabalho, pesquisa e desenvolvimento desde a criação de nosso projeto – o Arquivista.org.

Para chegar até aqui enfrentamos problemas logísticos, técnicos, de recursos materiais e de pessoal – superamos todos eles! Não só hoje, como também superaremos no futuro, somando estas experiências, possibilitando que possamos fazer melhor a cada dia aquilo que nos propomos: “Fomentar, apoiar e promover a Arquivologia e as demais ciências da informação junto aos seus estudantes, professores e profissionais, possibilitando no futuro instrumentar ainda melhor nossa sociedade com conhecimento, permitindo o aperfeiçoamento do seu julgamento, ampliando a consciência de seus atos e a visão da extensão das eventuais consequências, em uma busca contínua pela razão e o bem comum.”

Estas ciências têm um papel vital e nunca poderão ser substituídas pela tecnologia, contudo, esta ilusão equivocada pode criar ou aprofundar danos sociais que serão irreparáveis. Para evitar isso, estes campos do conhecimento não podem continuar com o estranhamento tecnofóbico existente, correndo o risco não somente de serem ignorados, mas esquecidos ou desastrosamente abandonados.

Tanto quanto nos propomos a instrumentar nossa sociedade, precisamos também aprender a sermos instrumentados pela tecnologia. A informação, tratada como dado e interpretada por máquina, não substitui o julgamento humano, mas pode aperfeiçoá-lo. Assim, nosso papel deve permitir a humanização do tecnicismo, gerando um processo cíclico, sustentável e social de aperfeiçoamento entre a sociedade, a tecnologia e a informação.

Representamos a materialidade da consciência de nossa sociedade e infraestrutura de todas as demais infraestruturas de seu desenvolvimento. Citando Isaac Newton, “Se vi mais longe foi por estar sobre os ombros de gigantes”, é impossível não lembrar que foram estas ciências que formaram e perpetuaram estes e todos os demais gigantes da história, através do armazenamento e difusão da informação e do conhecimento renovado, que neste momento, com a tecnologia, apresenta um desafio ainda maior, gerando um volume nunca imaginado.

O que precisa ser guardado? O que pode ser descartado? Quem está guardando e descartando tudo isso? Estas são poucas entre muitas perguntas existentes. De certo sabemos que não são os profissionais destas ciências...

É por reconhecer este valor incalculável, necessidade inalienável de nossas próximas gerações, que a dedicação ao nosso objetivo suplanta todos os desafios, nos fazendo seguir em frente sempre, com o sentimento de que “nós amamos aquilo que fazemos”.

Nosso muito obrigado a todos os que compareceram, compreenderam e partilharam um pouco desta visão. Em 2011 esperamos multiplicar dezenas de vezes o número de eventos e recursos de nosso projeto, aprendendo, aperfeiçoando e trocando com todos livremente a experiência adquirida.

Em especial, de público, enfatizamos o agradecimento as colegas Elaine e Thaís, pelo auxílio no dia do evento, a nossa coordenadora do curso de Arquivologia da UFF, professora Gláucia, pelo apoio permanente e incentivo, a sua secretária Gina, pela atenção e colaboração, e ao professor Charlley Luz, que com seu carisma, simpatia e experiência, nos honrou com sua inestimável presença.

Por fim, mantemos as portas abertas para os futuros encontros, com atenção especial as críticas e sugestões de aperfeiçoamento, além de renovarmos o convite permanente para integrarem este projeto, partilhando e debatendo as suas e as nossas ideias e metas.

Até 2011.

 

Atenciosamente,

André Daniel
Projeto Arquivista.org


PS. Os certificados de participação estão disponibilizados em formato digital, a partir da página principal, assim como, as imagens e outras informações do evento.
Comments