Um Bibliotecário confuso e uma orientação acadêmica desastrada

postado em 9 de out de 2010 16:33 por webmaster site   [ 10 de out de 2010 09:21 atualizado‎(s)‎ ]
Por Ikwa:

Arquivologia - Racionalização de Documentos - Juan Peixoto
Racionalização de Documentos -- Juan Cacio Peixoto, Bibliotecário (?) do Acervo Organização e Guarda de Documentos, formado em Biblioteconomia pela Ufes, fala um pouco sobre este especialista que é responsável pela classificação, pela organização, pela identificação e pelo armazenamento de documentos. Saiba tudo sobre essa área do ARQUIVOLOGIA e sobre todas as carreiras e cursos que te interessam. WWW.IKWA.COM.BR(*)

(*) Sobre o Ikwa
Nossa missão é proporcionar os melhores recursos para que as pessoas conquistem sua realização profissional.

Ikwa, no dialeto africano Sotho, significa "estar consciente, escutar a si mesmo". E é em torno dessa idéia que o Ikwa está construindo uma comunidade para informar e inspirar as pessoas nas suas escolhas.

Descobrir seus talentos, conhecer carreiras e profissionais (?), escolher onde estudar e trabalhar, compartilhar idéias e conhecimentos são algumas das possibilidades que o Ikwa oferece a você.

Por Arquivista.org:

Em primeiro lugar: Adoramos nossos colegas Bibliotecários e eles são uma parte fundamental de nosso projeto, contudo, acreditamos que a instituição IKWA e o Sr. Juan geraram uma confusão desnecessária naqueles que procuram informações sobre a Arquivologia, sendo infelizes, para dizer o mínimo, ao creditar esta atividade ao Bibliotecário. Acreditamos ainda que ele esteja enquadrado na alínea IV, do Art. 1°, o que faz dele, na verdade, um Arquivista por profissão, pois caso contrário, exerceria ilegalmente tais competências. Estas são algumas, dentre muitas confusões que devemos estar atentos todos os dias, divulgando e esclarecendo as atividades dos Arquivistas e demais profissionais das ciências da informação.


LEI N° 6.546, DE 4 DE JULHO DE 1978
Dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, e dá outras providências.

O Presidente da República.

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1° O exercício das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, com as atribuições estabelecidas nesta Lei, só será permitido:

I - aos diplomados no Brasil por curso superior de Arquivologia, reconhecido na forma da lei;

II - aos diplomados no exterior por cursos superiores de Arquivologia, cujos diplomas sejam revalidados no Brasil na forma
da lei;

III - aos Técnicos de Arquivo portadores de certificados de conclusão de ensino de 2º grau;

IV - aos que, embora não habilitados nos termos dos itens anteriores, contem, pelo menos, cinco anos ininterruptos de atividade ou dez intercalados, na data do início da vigência desta Lei, nos campos profissionais da Arquivologia ou da Técnica de Arquivo;

Fontes: Youtube. Disponível em: <http://youtube.com/watch?v=1MBjQOmZQXQ>. Acesso em: 20 set 2010.
IKWA. Disponível em: <www.ikwa.com.br>. Acesso em: 20 set 2010.
Presidência da República do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/1970-1979/L6546.htm>. Acesso em: 20 set 2010.
Comments