Curso de Arquivologia por R$ 35,00 (?!)

postado em 9 de out de 2010 17:39 por webmaster site   [ 9 de out de 2010 20:38 atualizado‎(s)‎ ]
O professor Rodrigo Barbati preparou um curso de ARQUIVOLOGIA especialmente voltado para os concursos dos TRIBUNAIS (especialmente para os cargos de analista). O curso tem a duração de 30 dias a partir da liberação. O pagamento poderá ser feito em até 12 vezes pelo pagseguro (taxa de juros definida no instante da compra).  O curso é composto de 6 horas e 30 minutos de aulas em vídeo. Além disso, o aluno terá à sua disposição o material de apoio utilizado pelo professor em suas aulas. Clique aqui e veja o contrato de adesão.

O curso que você está comprando é todo via internet, em ambiente de aprendizagem virtual do POP Concursos. Após a confirmação da compra é disponibilizada uma senha de acesso ao curso escolhido.

Fonte: Pop Concursos. Disponível em <http://popconcursos.com.br/site/arquivologia-4/>. Acesso em 25 set 2010.


Por Arquivista.org:

Pois é...

Para que estudar 4 anos na universidade? ...Cremos que os próximos lançamentos serão os cursos de ENGENHARIA e MEDICINA... Agora vai ser fácil!

Um mero treinamento sobre os fundamentos da Arquivologia para concursos virou um CURSO DE ARQUIVOLOGIA. Estamos certos de que as implicações legais desta divulgação desastrada são graves e esperamos que nossas entidades de classe tomem providências sobre a questão. Um Curso de Arquivologia é de formação superior, regulamentado pelo MEC, dispondo de diretrizes específicas.

Estas são algumas, dentre muitas confusões que devemos estar atentos todos os dias, divulgando e esclarecendo as atividades dos Arquivistas e demais profissionais das ciências da informação.

Para não perder o hábito...


LEI N° 6.546, DE 4 DE JULHO DE 1978

Dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, e dá outras providências.

O Presidente da República.

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1° O exercício das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, com as atribuições estabelecidas nesta Lei, só será permitido:

I - aos diplomados no Brasil por curso superior de Arquivologia, reconhecido na forma da lei;

II - aos diplomados no exterior por cursos superiores de Arquivologia, cujos diplomas sejam revalidados no Brasil na forma
da lei;

III - aos Técnicos de Arquivo portadores de certificados de conclusão de ensino de 2º grau;

IV - aos que, embora não habilitados nos termos dos itens anteriores, contem, pelo menos, cinco anos ininterruptos de atividade ou dez intercalados, na data do início da vigência desta Lei, nos campos profissionais da Arquivologia ou da Técnica de Arquivo;

Fonte: Presidência da República do Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/1970-1979/L6546.htm>. Acesso em: 20 set 2010.

Diretrizes Curriculares — Arquivologia — Curso de Graduação


  • Parecer CNE/CES nº 492, de 3 de abril de 2001
    Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais - Antropologia, Ciência Política e Sociologia, Comunicação Social, Filosofia, Geografia, História, Letras, Museologia e Serviço Social.
  • Parecer CNE/CES nº 1.363, de 12 de dezembro de 2001
    Retifica o Parecer CNE/CES n.º 492, de 3 de abril de 2001, que aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais - Antropologia, Ciência Política e Sociologia, Comunicação Social, Filosofia, Geografia, História, Letras, Museologia e Serviço Social.
Fonte: MEC. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12991:diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao-&catid=323:orgaos-vinculados>. Acesso em 25 set 2010.
Comments