Conselho de Biblioteconomia e Associação de Bibliotecários realizam curso de "Gestão Arquivística de Documentos"

postado em 9 de out de 2010 17:54 por webmaster site   [ 10 de out de 2010 09:16 atualizado‎(s)‎ ]
A Associação dos Bibliotecários do Ceará, em parceria com a Universidade Estadual Vale do Acaraú e o Conselho Regional de Biblioteconomia, realizam, nos dias 24 e 25 de setembro, o curso Gestão Arquivística de Documentos, voltado para profissionais e estudantes interessados em conhecer a metodologia arquivística para a gestão de documentos.
As aulas acontecem no Campus da Betânia (UVA) nos horários de 8h às 12h e de 14h às 18h, e serão ministradas pela professora Rita de Cássia Esteves, especialista em Administração da Qualidade pela Universidade Federal do Ceará.

Informações e inscrições:
ABC (Fortaleza) - (085)3244.0357 / (085)8789.7797
Biblioteca Central da UVA (Sobral) – 3677.4243
Eventus & Cia - (88) 3611.6514

Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Sobral. Disponível em: <http://educacaosobralense.blogspot.com/2010/09/sobral-tera-curso-de-gestao.html>. Acesso em: 23 set 2010.

Por Arquivista.org:

Provavelmente ao ler esta notícia você tomou um susto. Nós também. Mas este é um exemplo de que nem sempre as notícias são ruins. Na verdade, a Associação, a Universidade e o Conselho se uniram para difundir os conceitos de gestão de documentos, por intermédio da convidada, que é Arquivista formada pela UFF (*). O grande problema reside em como a notícia é apresentada e os dados que foram omitidos, como a formação completa da responsável por ministrar o curso. Isto é uma pena, pois favorece as confusões que nos deparamos todos os dias. Outro fato reside em como aqueles que se submeterão ao curso aplicarão seus novos conhecimentos, pois nenhum curso, exceto de nível superior, qualifica o exercício da profissão de Arquivista, conforme preconiza a lei.

De toda a forma, parabéns aos envolvidos pela difusão da Arquivologia e esperamos que possam ter uma atenção mais especial na divulgação de informações de eventos futuros.

Isto demonstra como Arquivistas e Bibliotecários podem estabelecer importantes parcerias de trabalho e aperfeiçoamento.

(*) conforme informações que estavam disponíveis na página da Associação, fora do ar no momento desta publicação.
Comments